TODO MUNDO MENTE?


Os fãs da série “House MD” sabem muito bem que uma das frases preferidas do protagonista para descreditar seus pacientes era a máxima “Todo mundo mente”. Essa era a primeira justificativa do médico carrancudo e genial quando suas tentativas de diagnóstico começavam a dar em becos sem saída. A solução era procurar por respostas diferentes daquelas dadas pelos doentes, em quem House não confiava.
•Está comprovado: Os homens mentem, sim, mais do que as mulheres Mas, será que todo mundo mente? Somos ensinados que este é o senso comum e que a maioria das pessoas dizem mentirinhas. Contudo, talvez isso não seja verdade. Um artigo recente publicado na revista “Human Communication Research” descobriu que muitas pessoas são honestas na maioria das vezes, que muitos são honestos sobre suas mentiras e que apenas alguns mentem muito. Rony Halevy, Bruno Verschuere (Universidade de Amsterdam, Holanda) e Shaul Shalvi (Universidade de Ben-Gurion, em Israel) entrevistaram 527 pessoas para descobrir quantas vezes eles tinham mentido ao longo das últimas 24 horas. Do total, 41% dos entrevistados indicaram que não haviam mentido nenhuma vez, enquanto apenas 5% acabaram por serem responsáveis por 40% de todas as mentiras contadas.
•Quanto mais você mente, mais fácil fica Para saber se os entrevistados eram honestos sobre a frequência de suas mentiras, eles foram convidados a participar de um teste de laboratório adicional. Eles jogaram dados e receberam uma quantia em dinheiro, dependendo do número que relatassem ter tirado. Como os pesquisadores não eram capazes de ver os números reais que saíram no teste de sorte, os participantes estavam livres para enganar e informar números mais altos. Os participantes que admitiram ter mentido com mais frequência também tiveram ganhos mais elevados neste teste dos dados, indicando que os participantes que disseram mentir muitas vezes o fazem realmente com muita frequência. Estatisticamente, as pontuações foram tão implausíveis que eles são susceptíveis de terem mentido sobre os números que tiraram, ao invés de desfrutar de uma série de rodadas à sorte.
•Como identificar um mentiroso Estudos anteriores descobriram que, em média, os participantes da pesquisa admitiram ter mentido duas vezes por dia. Segundo o estudo, este dado não permite a conclusão de que todas as pessoas mentem. Já que esta é uma média, passa uma imagem distorcida das diferenças individuais na comportamento mentiroso. “O fato de que os participantes que disseram que mentem muitas vezes realmente terem mentido mais vezes no teste de dados demonstra que eles eram honestos sobre sua desonestidade”, explicou Verschuere. “Pode ser que os mentirosos frequentes mostrem traços mais psicopatas e, portanto, não tenham dificuldade de admitir que mentem com frequência.” [Medical Xpress]

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima